Tutorial – Criando Patches para o Brasfoot 2013
Hoje vamos fugir um pouco das análises e dicas, e fazer algo diferente. Teremos nesta postagem, um tutorial detalhado sobre como criar patches para o Brasfoot 2013!
Então se você tem dúvidas sobre a criação de ligas para o Brasfoot, e quer se aprofundar um pouco mais nesse assunto, esta é a postagem ideal.
Vamos lá!
O que são patches? Bem, para quem não sabe, patches são ligas adicionais para o Brasfoot, podendo elas serem oficiais (Feitos pelo criador do jogo) ou extra-oficiais (Feitos por qualquer pessoa que tenha interesse). Basicamente, a única diferença entre os patches oficiais e extra-oficiais é justamente a qualidade, pois nem todos os patches extra-oficiais possuem a qualidade de um patch feito pelo próprio criador do jogo.
Precauções:
Antes de iniciarmos o desenvolvimento dos nossos patches, é recomendável a criação de uma pasta de testes, pois caso você venha a errar em alguma equipe ou queira desistir do projeto, você poderá simplesmente apagar a pasta de testes e não irá causar alterações no seu Brasfoot.
Para criar uma pasta de testes, basta copiar a pasta Brasfoot 2013 e colar em seu desktop. Então, logo em seguida apague todas as equipes da pasta teams, deixando apenas as subpastas: escudos, camisas3, camisas2, camisas e seleções.
Escolha da Liga:
Bem, já tomamos os devidos precauções, então agora é hora de escolhermos a liga que iremos criar. Este é um ponto muito importante, pois será a partir daí que você poderá encontrar os dados das equipes e dos atletas com maior facilidade, ou não. Então, caso você seja novato no ramo, é recomendado que crie patches de países mais conhecidos, pois garanto a vocês que conseguir dados de países como Macau por exemplo, não será nada fácil rsrsrs.
Então a dica é: Na dúvida faça o simples, não invente!
Dados sobre as Equipes:
Este é com certeza o ponto chave dos patches, pois para se fazer uma boa liga é necessário a obtenção de diversos dados que sejam atualizados e confiáveis! Portanto, busque fazer sua pesquisa em sites conhecidos e atualizados como: Ogoal, Soccer Away e Soccer Wiki.
Com os dados em mãos, está na hora de começarmos a construção da equipe. Inicialmente temos que preencher os atributos Nome Completo, Nome Abreviado Técnico e Estádio que são referentes a equipe e também podem ser encontrados nos sites de pesquisa que passei a pouco.
Logo em seguida temos que definir o nível e a reputação da equipe. Essa parte costuma ser mais difícil, pois no caso do nível teremos que ver o histórico do clube. Ele conquistou títulos? Vem disputando campeonatos importantes nos últimos tempos? Tudo isso ira contar, então seja bem criterioso no momento da definição do nível das equipes.
No caso da reputação do clube, você poderá definir a partir do nível que você definiu. Então, para ficar mais fácil vou organizar uma tabela:
- 1 a 5 – Regional
- 6 a 10 – Estadual
- 11 a 15 Regional
- 16 a 19 Nacional
- 20 a 22 Continental
- 23 a 25 Mundial
Feito isto, só nos restará preencher as duas ultimas opções, que são as Cores da equipe e o Nome do arquivo. Quanto a questão das cores é bem simples, determine a duas cores mais relevantes da equipe. No caso de times tricolores como o São Paulo e o Fluminense, use as cores mais fortes.
Agora é a parte final da montagem do time, vamos definir o nome do arquivo. Esta parte é bem importante, pois no caso de estarmos fazendo uma atualização, o time deverá possuir o mesmo nome que possui no Brasfoot original, portanto fique bem atento na hora de definir o nome do arquivo do clube.
Dados sobre os Atletas:
Já que criamos a equipe e inserimos todos os dados necessários, está na hora de montarmos o elenco do clube. Novamente teremos uma série de atributos para preencher, e mais uma vez devemos ser bastante criteriosos quanto a este preenchimento.
Para começar temos que inserir Nome, Posição, Idade e Nacionalidade. Até ai é um mar de rosas, porém quando chegamos nas características e o lado em que o jogador atua, a coisa começa a complicar.
Vocês devem estar pensando que estou sendo dificultoso, mas não é nada disso. Pensem bem, jogadores como Puyol, Lampard, Ronaldinho e Messi são fáceis de se definir, pois todos os holofotes estão voltados para eles. Mas imagine montar o elenco do Londrina, (Sem querer ofender o clube, são apenas exemplos) uma equipe de nível regional que não possui atletas com maior prestigio, então dificilmente você vai conseguir escolher as características ideias de cada jogador (A menos que você torça pelo Londrina, é claro).
Caso possua dúvida no momento de definir o lado que algum jogador atua, tente equilibrar a equipe, colocando ele do lado em que possua menos jogadores atuando.
Escudos e Camisas:
Essa é a parte final de nosso tutorial! A princípio, camisas e escudos não são necessariamente obrigatórias em um patch, porém, é um tipo de customização que chama muito a atenção dos Brasfooteiros de plantão. Afinal, jogar em uma liga cujo os clubes nem sequer possuem camisas e escudos não é nada legal, não acham? (Acham o quê? Ninguém perdeu nada aqui!).
Bem, como aqui o foco é a criação de patches, não vou me aprofundar muito no desenvolvimento das camisas e escudos, então vou explicar o básico e mais importante. Tanto as camisas como os escudos são feitos no Photoshop a partir de bases e templates (Que são moldes para a criação destes conteúdos). Cada um possui sua medida para entrar perfeitamente no Brasfoot, sendo 50 px por 50 px para camisas, e 60 px por 60 px para escudos.
Obs: Quando me referi a “px” estou falando sobre pixels, que são uma das várias medidas fornecidas pelo Photoshop.
Feito isso, nos resta apenas inserir os arquivos no Brasfoot 2013. Salve os arquivos na extensão .png na pasta escudos com o mesmo nome do arquivo do time que você quer inserir o escudo. O mesmo serve para camisas, porém o diretório das camisas são as pastas: camisas, camisas2 e camisas3.
Encerrando o Patch:
Agora nos resta apenas dar aquela última revisada em nosso patch. Se certifique que todas as vinte e duas equipes foram criadas, e que todos os artigos de customização (camisas e escudos) estão em suas respectivas pastas. Agora é só jogar a pasta de testes em cima da pasta do Brasfoot original e aproveitar sua nova liga!
Então é isso pessoal. Vocês curtiram? Gostaram? Então vai lá no xat, e vê se eu to online! (Tentativa mal sucedida de imitar o Orelha)